"Entrar realmente no mundo do outro, com aceitação, cria um tipo de vínculo muito especial que não se compara a nenhuma outra coisa que eu conheça."
Carl Rogers
E mais um ano letivo se inicia...As férias passaram tão rápido! Começar tudo de novo...Quando o professor volta às aulas, é inevitável que deixe de ter tais pensamentos, mas também os alunos os têm. Assim é: somos todos únicos e, ao mesmo tempo, somos todos semelhantes.Este artigo é destinado a você, mestre, que retorna ao paradoxal mundo da sala-de-aula. Compreendo suas dúvidas, suas esperanças e, principalmente, seu cansaço perante as dificuldades que o ensinar origina nos dias atuais.A mensagem é que você acolha seus sentimentos neste retorno, não "brigue" com eles, mas também não se deixe contaminar pelo que desanima e enfraquece.A mensagem é praticar um comportamento de acolhimento neste momento. "Como seria isto?", talvez você se pergunte.Acolher, em educação, é antes de tudo estar presente, é tentar entrar no mundo destes alunos que chegam, tentar entendê-los e levá-los a perceber que assim estamos em relação a eles. É algo parecido com navegar nas corredeiras de um rio, onde é necessário estar o tempo todo fluindo junto e respondendo a cada momento às mudanças que acontecem.Para acolher, entretanto, o professor vai precisar entrar na sala-de aula meio que "despido" de preconceitos e não se deixando contaminar por experiências negativas anteriores. É claro que nunca se consegue suspender completamente as próprias perspectivas e marcas de acontecimentos passados, mas é importante que estas visões e preconceitos sejam temporariamente colocados "entre parênteses"como diz Richard Hycner, em seu livro "De Pessoa a Pessoa".Acolhimento envolve um sentimento de admiração perante o outro, se eu acreditar que, por um ano, no mínimo, farei parte da construção da história de vida daquela pessoa, daquela turma, daquele aluno.Acolhimento em educação é baseado em um olhar e em uma escuta baseados no interesse por aquele a quem vamos ensinar e em suas necessidades, é querer estabelecer um vínculo, uma relação sadia, por menor que seja.Entretanto, é importante, antes de acolhermos o outro, que façamos um mergulho em nós mesmos, a fim de percebermos a origem comum que nos une a todos, e, em especial, a nossos alunos, que como nós, têm dúvidas, desânimos, beleza interior e interesse pelo prazer de viver.
por Elisabeth Salgado
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